segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA: 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA “O REI DO BAIÃO


Projeto de Língua Portuguesa
                   

“Não é preciso que a gente fale em miséria, em morrer de fome. Eu sempre tive o cuidado de evitar essas coisas. É preciso que a gente fale do povo exaltando o seu espírito, contando como ele vive nas horas de lazer, nas festas, nas alegrias e nas tristezas. Quando faço um protesto, chamo a atenção das autoridades para os problemas, para o descaso do poder público, mas quando falo do povo nordestino não posso deixar de dizer que ele é alegre, espirituoso, brincalhão. Eu sempre procurei exaltar o matuto, o caboclo nordestino, pelo seu lado heroico. Nunca usei a miséria desvinculada da alegria.”  Luiz Gonzaga


OBJETIVOS:
Despertar nos alunos a curiosidade de conhecer melhor a diversidade de manifestações culturais, bem como hábitos, costumes, valores e, de forma ampla, o modo de viver do povo Nordestino. Por isso queremos que nossos alunos tomem conhecimento da importância da obra do MESTRE LULA, e lançar a proposta de valorizar esse ícone da cultura popular brasileira.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS

Conhecer a vida e obra do autor;
Pesquisar sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga;
Produção de documentário em vídeos e passar para o data show;
Montagem de barracas para exposição sobre o autor;
Danças;
Exposição de comidas típicas;
Confecção de lembrancinhas para distribuir com o público visitante;
Confecção de boneco réplica de Luiz Gonzaga para fotografias;
Alunos com trajes típicos;
Exposição de relíquias da época do autor;
Construção de mural para fotos de Gonzaga em exposição;
Coral com alunos do Ensino Fundamental II;
Grande faixa para abertura e anúncio do evento.


Contamos com a presença de todos no dia 4 de Dezembro de 2012.

Dia da Consciência Negra


O Brasil criou uma data especial com o objetivo de reflexionar sobre a consciência negra na sociedade atual. Anteriormente, essa data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Mas desde a década de 60, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Um dia importante para o país, que pretende incentivar o debate sobre a igualdade. Alguns estados comemoram o feriado da Consicência Negra, mas não é um feriado nacional. Escolas e grupos promovem palestras, atividades educativas e desfiles para acabar com o preconceito, que possui raízes históricas.
Essa data foi lembrada na ESCOLA ESTADUAL e teve varias apresentação, tudo isso orientado pelo professor Aguimar Junior.






Resultado do ENEM 2011

Escola Estadual fica em 8º lugar nas escola publica na edição de 2011 do ENEM.


Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/enem-2011/escolas/avaliacao/